MPPI dá sequência ao Programa Reeducar com abordagem sobre saúde mental

O tema abordado foi “Aspectos Cognitivos dos Relacionamentos Interpessoais”
Nesta terça-feira (28), o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) do Ministério Público do Piauí (MPPI), coordenado pela promotora de Justiça Amparo Paz, realizou o segundo módulo da quinta edição do Programa Reeducar,  visando desconstruir pensamentos machistas e reeducar homens envolvidos em contexto judicial de natureza doméstica e familiar.

O tema abordado foi “Aspectos Cognitivos dos Relacionamentos Interpessoais”, com encontro facilitado pela psicóloga e analista ministerial Liandra Nogueira, especialista em Terapia Cognitiva comportamental. Foram abordados, principalmente, aspectos relacionados à raiva e à frustração. “Na primeira etapa, conhecemos os erros cognitivos, que causam conflitos em nossos relacionamentos, e na segunda fase, discutimos o ciclo da raiva e as sugestões para o seu controle”, explica a psicóloga.

A coordenadora do programa e promotora de Justiça Amparo Paz, explica que o tema desse módulo foi valioso para os reeducandos: “Quando se aprende a gerenciar sentimentos como a raiva, isso impacta positivamente em todos os seus relacionamentos interpessoais, contribuindo para a saúde mental”, explica. “É importante que eles saibam gerenciar esses momentos de raiva para que não reincidam nas práticas que os trouxeram até aqui”, completa.

A psicóloga do Nupevid, Cynara Veras, ressalta que o projeto é importante à medida que é uma alternativa à mera punição, garantindo a aplicabilidade da Lei Maria da Penha. “A cada módulo, trabalhamos uma temática, sempre com uma abordagem voltada ao universo masculino, e a discussão de hoje é importante para que eles reflitam sobre seus comportamentos violentos”, frisa.

O Programa Reeducar é uma das três iniciativas finalistas do Prêmio CNMP 2021, na categoria 06 – Diálogo com a sociedade. A cerimônia está prevista para o dia 14 de outubro, a partir das 15 horas. As informações são do MPPI.

Comentários