CGJ-PI realiza correição ordinária na comarca de Paulistana nesta segunda-feira (13)

As atividades foram coordenadas pelo magistrado Antônio Oliveira, juiz auxiliar da CGJ-PI 

Foto: Reprodução (CGJ/PI)

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) segue dando cumprimento ao cronograma de correições extraordinária previamente estabelecido para o ano de 2021.  Nesta segunda-feira (13), foi realizada a abertura dos atos correcionais na comarca de Paulistana (a 467,6 km de Teresina). As atividades foram coordenadas pelo magistrado Antônio Oliveira, juiz auxiliar da CGJ-PI, e aconteceram de maneira presencial. 

Durante a abertura dos trabalhos, o juiz Antônio Oliveira falou sobre explicou a importância da correição e expôs aos presentes o processo de escolha da unidade, o roteiro das atividades e prazo da atividade, bem como o seu período de abrangência. O magistrado lembrou que poderão ser apresentadas reclamações e/ou denúncias contra o magistrado, promotores e serventuários, bem como sugestões de melhoria da prestação dos serviços jurisdicionais. “O intuito deste procedimento pela Corregedoria é de colaboração e orientação, verificação das demandas e levantamento das necessidades da unidade, visando sempre a uma melhoria na entrega prestação jurisdicional”, acrescentou. 

O magistrado Denis Deangelis Brito Varela, juiz titular da Vara Única de Paulistana, enfatizou a importância deste procedimento correicional, no sentido de auxílio e direcionamento aos trabalhos da Vara, e disse estar satisfeito com o comprometimento e empenho diário dos servidores no desempenho de suas atividades funcionais. “Nossa unidade encontra-se de prontidão para colaborar nos trabalhos correicionais e, posteriormente, cumprir as determinações da Corregedoria. Dentre as dificuldades observadas na unidade, há a deficiência no número de oficiais de justiça para o atendimento da demanda oriunda da Vara Única do Juizado Especial”, adiantou. 

A defensora pública Priscila Poegere Rodrigues da Silva elogiou o bom trabalho desenvolvido pelo na unidade e destacou que a pandemia afetou o trabalho desenvolvido tanto pela Defensoria Pública, quanto pelo Poder Judiciário, mas que o esforço empreendido tem refletido no aumento de produtividade. Representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, o advogado Joays André de Araújo também elogiou o trabalho desenvolvido na unidade e reforçou o pleito quanto à necessidade de mais oficiais de justiça para imprimir maior efetividade no cumprimento dos mandados expedidos pelo juízo. 

Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Lopes, “o Judiciário deve sempre estar atento aos processos com maior tempo de paralisação e ao tempo médio de tramitação dos feitos”. “Buscamos orientar as unidades judiciárias nas correições para a realização de uma triagem mais apurada dos processos como forma de organização e melhor planejamento das atividades”, comentou o corregedor sobre os trabalhos correicionais que estão sendo realizados em todo o Estado. (CGJ/PI)


Comentários