Teresina não registra mortes por Covid no final de semana

A organização da rede é um processo dinâmico, alterado quando necessário

Foto: Divulgação (FMS) 

Os dados do Centro de Operações Emergenciais (COE) Teresina apontam que no sábado (21) e domingo (22) não foram registrados óbitos por Covid-19 em Teresina. O atendimento aos pacientes Covid é feito na rede municipal em Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) por equipes de diversas especialidades que estão treinadas para esse trabalho. 

O hospital municipal de referência Covid para internação por encaminhamento é o Hospital do Monte Castelo, zona Sul, que disponibiliza 39 leitos clínicos e 10 leitos de UTI. O atendimento a crianças com Covid é feito no Hospital do Parque Piauí em 10 leitos e no HUT são 10 leitos de UTI Covid. A organização da rede é um processo dinâmico, sendo alterado quando necessário, de acordo com a necessidade e demanda por tipo de atendimento. A internação nestes hospitais pela regulação entre hospitais.

O Hospital Mariano Castelo Branco, zona Norte, realiza também atendimento de urgência Covid e faz referenciamento para casos de internação para o Hospital Monte Castelo. Nas três UPAS os pacientes atendidos, ficam em leitos de observação e são referenciados para o Hospital do Monte Castelo. Nesse hospital tem atendimento inovador na fisioterapia respiratória não invasiva aos pacientes Covid com o equipamento da interface para VNI Elmo, tipo Helmet (conhecido como capacete), que propicia a otimização dessa terapia. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, destaca o trabalho dos profissionais de diversas áreas. “Em tempos de pandemia vivemos uma batalha diária para salvar vidas e ter dois dias seguidos sem mortes é um bom indicador. Nossas equipes de profissionais merecem nosso apoio e tem trabalho árduo todos os dias para salvar vidas”, disse Albuquerque. 

Comentários