TCE-PI promove diálogo sobre Sistemas, Conselhos e Planos de Educação

Mais de 150 conselheiros de educação participam da formação, que segue até 15 de outubro

Foto: Reprodução/TCE-PI

“Sistemas, Conselhos e PMEs” foi o tema de mais um ciclo de palestras na Formação Continuada para Conselheiros Municipais da Educação promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (ECG). Mais de 150 conselheiros de educação participam da formação, que segue até 15 de outubro, com encontro semanal.

Além do público-alvo, também participaram da formação Gislene Salla, integrante do Conselho Municipal de Educação de Criciúma-SC; Alexander Moreira, coordenador de Apoio às Redes Municipais do Ministério da Educação (MEC), e Maria Conceição Lima, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação na Paraíba (Uncme-PB).

Durante as palestras, os principais pontos debatidos foram a realização do Censo Escolar, formação de grupos de trabalho para a elaboração de relatórios, além do monitoramento e avaliação anuais das políticas públicas educacionais. Foram mostrados, também, aspectos referentes ao Plano Municipal de Educação, o planejamento de toda a educação do município, seja ela pública ou privada.

Para Gislene Salla, momentos como a formação realizada pelo TCE-PI oferecem importantes ferramentas para o exercício do controle social. “Ressalto a importância do Tribunal de Contas, do Ministério Público e dos demais órgãos reguladores, tanto no movimento de formação, como na implementação das políticas públicas. Somente em regime de colaboração é possível elevar a qualidade da educação nos municípios”, afirmou.

Na próxima terça-feira (17), “O Controle Social, Peças Orçamentárias e o Direito à Educação” será a temática ministrada. Por meio da Formação Continuada para Conselheiros Municipais, os participantes dialogam, tiram dúvidas e são orientados na organização dos Sistemas de Ensino e melhor desempenho de suas funções. (TCE-PI)

Comentários