No Piauí, Lula afirma que Bolsonaro e Ciro Nogueira terão 'casamento curto'

Lula não negou a existência de diálogo com o partido de Ciro Nogueira  

Foto: Roberta Aline/cidadeverde

Continuando seu roteiro de viagens por estados da região Nordeste, o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quarta-feira (18) ao Piauí, onde afirmou que o “casamento” entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI) será “mais curto” do que ambos imaginam. 

“Posso te dizer aqui, com todo respeito que tenho pelas pessoas, eu não sei por quanto tempo o Ciro ficará com Bolsonaro. Não tenho nenhuma certeza e acredito que esse casamento será mais curto do que eles imaginam”, disse Lula.

Seguindo a metáfora, Lula afirmou que “quando a gente casa, é obrigado a fazer um compromisso de amar a pessoa casada na fé, na saúde e na doença. O Ciro deve ter prometido isso paro o Bolsonaro”, disse. “Bolsonaro apostou, ele acreditou e está lá. Vamos ver o que ele vai conseguir”, afirmou o ex-presidente. 

Articulação Política 

Questionado se está disposto a dialogar com o Centrão, bloco político do qual faz parte o partido do ministro piauiense, que já foi aliado do petista, Lula não negou a existência de diálogo com o partido de Ciro Nogueira. 

“Eu tenho conversado com o PP, eu conversei com o PP em Pernambuco, com gente do PP em São Paulo, gente que vai a São Paulo de outros estados para conversar”, disse o ex-presidente. 

Além disso, baseado no comportamento de Bolsonaro, Lula afirmou que o presidente inviabiliza qualquer projeto à reeleição e não descarta um cenário em que o centrão venha a “rifar” o mandatário na definição de candidaturas em 2022. 

“O Centrão não vai se comportar enquanto partido político no processo eleitoral. Quando chegar 2022, os meses de março, maio, abril, junho, cada partido vai pensar como é que está a sua tribo no seu estado. Eu estou cansado de ver candidatos a presidente da República serem rifados”, disse Lula. 

Chegada Conturbada 

A chegada de Lula ao Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, na terça-feira (17), foi marcada por um confronto entre os apoiadores do ex-presidente e militantes bolsonaristas que prostestaram contra a chegada do petista ao Piauí. Após um empurra-empurra entre os grupos a polícia decidiu intervir e orientou os bolsonaristas, que estavam em menor número, a deixar o local. 

Houve também uma provocação por parte da esposa do ministro Ciro Nogueira (PP-PI), Iracema Portella, que ao saber da chegada do petista ao Piauí, afirmou por meio das redes sociais que ele “se mantém longe da população, em um hotel” e que quando Bolsonaro for ao estado “teremos orgulho de levar nosso presidente no meio de todos, porque o homem público deve ir onde o povo está”. 

Após a declaração, usuários “ressuscitaram” uma postagem de Iracema na qual ela aparece em uma foto ao lado de Lula, em 2014, e escreveu, na legenda, “Ainda é tempo para parabenizar o melhor presidente que o Brasil já teve, LULA!!! Saúde e muitas felicidades!!!”, felicitando o ex-presidente em seu aniversário. 

Giro pelo Nordeste 

Nesta semana, Lula está visitando o Nordeste, onde tem participa de conversas políticas e agendas fechadas com setores de movimentos sociais. A viagem começou no último domingo (15), por Pernambuco, estado natal do ex-presidente. Na terça (17), ele foi ao Rio Grande do Norte e, nesta quarta (18), no Piauí, concedeu uma entrevista coletiva. Em seguida, Lula seguirá para o Maranhão. (Lara Tôrres/Diario de Pernambuco)

Comentários