Deputada Teresa Britto propõe a construção de um novo hospital em Floriano

Para ela, a situação atual do Hospital é melhor em relação à vistoria realizada no ano de 2019 

Foto: Reprodução (Alepi)

A deputada estadual Teresa Britto (PV) discursou nesta segunda-feira (30), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), sobre uma visita de fiscalização realizada ao Hospital Regional Tibério Nunes, situado na cidade de Floriano. De acordo com a parlamentar, é necessária a construção de um novo hospital naquele município em razão da estrutura física antiga do estabelecimento de saúde. 

 “O que nós queremos mesmo é que seja construído um novo hospital porque a estrutura dele é a mesma da Maternidade Dona Evangelina Rosa e do Hospital Justino Luz. É a estrutura de um hospital de campanha, construído há mais de 40 anos. O que era para durar 5 anos está com 40 anos. É preciso que tenhamos uma nova estrutura para atender bem os pacientes”, afirmou a parlamentar em relação à sua quarta visita de fiscalização ao Hospital Tibério Nunes, que aconteceu no último dia 27 de agosto. 

 De acordo com a deputada, a situação atual do Hospital é melhor em relação à vistoria realizada no ano de 2019. A parlamentar afirma que naquele período, a estrutura do local encontrava-se colapsada. “Encontramos nessa visita um hospital com dívidas de aproximadamente 15 milhões, com superlotação e pacientes com 16 dias sentados aguardando para fazer uma cirurgia ortopédica”, lembrou a deputada. 

 Teresa Britto salientou, ainda na tribuna, que recebeu informações de que a referida dívida foi saldada. Além disso, a parlamentar constatou, na visita mais recente, que houve a reforma de alguns banheiros e a aquisição de novos leitos no Hospital. 

Ainda durante o discurso, a deputada criticou a proposta de centralização dos recursos financeiros dos estabelecimentos hospitalares na Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “A gente sabe que isso não está funcionando porque vemos esse problema com a Maternidade Dona Evangelina Rosa, onde falta do papel higiênico aos medicamentos. Isso porque a gestão financeira é completamente da Sesapi. Os hospitais têm que ter a sua autonomia financeira para que eles possam trabalhar e ter resolutividade na sua gestão”, analisou. 

ZOONOZES - A deputada visitou o Centro de Controle de Zoonoses de Teresina (CCZ) para verificar a aplicação de uma emenda parlamentar que ela havia destinado para a compra de um castra móvel. Conforme a deputada, a prefeitura de Teresina nunca fez a compra do veículo e nunca efetivou a política de controle de natalidade animal na cidade. 

Teresa Britto informou que também irá visitar o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Antônio Gilberto Brito, pois “os recursos foram para essa Fundação, bem como também vou disponibilizar mais valores. Ainda tenho mais R$ 80 mil de emenda que posso transferir para lá”. 

A parlamentar lembrou que a lei n.º 3.884/2009 do município de Teresina, de sua autoria e que trata da proteção aos animais, nunca foi colocada em prática e houve várias tentativas para que fosse efetivada. “Foi feito um Termo de Ajuste de Conduta com a prefeitura de Teresina em convênio com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para que esta fizesse 70 castrações mensais no Hospital Veterinário e a prefeitura custearia os procedimentos. Foi feita uma quantidade grande de castrações e ainda aumentaram para 200 mensais. Mas quando veio a pandemia, pararam os serviços e ainda não voltaram”, frisou. 

Teresa Britto disse que também iria ao Hospital Veterinário Universitário (HVU) para observar o Termo de Ajuste de Conduta que foi feito entre a prefeitura e a Universidade e solicitar ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), que o convênio continue. Acrescentou que também pedirá ao gestor municipal que “possa comprar um castra móvel o mais rápido possível e fazer esse controle de natalidade animal nos bairros da cidade”. Para a capital do Estado, a parlamentar planeja comprar equipamentos, como microscópio e lupa com câmera, que ajudam no diagnóstico mais preciso e breve das doenças. 

A política de natalidade de animais, com o uso de castra móvel, tem sido implantada em vários Estados brasileiros e a deputada afirmou que irá colocar mais verba para que exista também no Piauí. “A maioria dos nossos municípios não têm condições financeiras de fazer esse trabalho. [...] Vamos conversar com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e vou colocar recurso para que ela compre e coloque para funcionar esse serviço. Que ande nos municípios uma carreta fazendo consultas e castrações. É certa a emenda para termos esse castra móvel estadual”. (Alepi)

Comentários