Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo dá início à realização de biópsias de mama

Para os procedimentos em lesões impalpáveis existe a utilização do recurso da ultrassonografia

Foto: Reprodução/FMS/Semcom

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo realizou hoje, 4, a primeira realização de biópsia em mama. “Um procedimento que até então só era realizado no Hospital Universitário. E agora estaremos realizando aqui no Lineu”, diz a mastologista Edinari Nunes.

Ela explica que serão feitos procedimentos tanto em lesões impalpáveis como em lesões palpáveis. Para os procedimentos em lesões impalpáveis existe a utilização do recurso da ultrassonografia.

“Pois são lesões geralmente menores que 2 cm, 1 cm. Quando realmente vemos que temos um impacto maior na diminuição da mortalidade por câncer de mama. Pois quando conseguimos diagnosticar o câncer nessa fase, com essas lesões menores, as pacientes tem chances maiores de cura”, afirma a médica Edinari.

Para ter acesso ao exame a mulher precisa ser encaminhada via Unidade Básica de Saúde. Teresina tem atualmente 84 UBS atendendo demandas gerais em saúde e 12 atendendo casos exclusivos de síndromes gripais. Para saber a lista de unidades basta acessar o site https://fms.pmt.pi.gov.br/.

Comentários