Adutora do litoral: obras seguem e inauguração parcial está prevista para novembro

Segundo o IDEPI, 80% do total das obras já estão concluídas. A obra está entre as prioridades do PRO Piauí

O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), deverá entregar uma parte das obras da adutora do litoral em novembro deste ano. A obra está entre as prioridades do PRO Piauí, o programa de desenvolvimento social e econômico do estado, e vai garantir o abastecimento de água em todos os municípios e povoados da região litorânea, além de impulsionar a economia e o turismo, que vem crescendo muito nos últimos anos.

De acordo com o IDEPI, 80% do total das obras já estão concluídas. Como acontece em etapas, atualmente, já foram implantadas toda a rede de distribuição do povoado carnaubal, em Luís Correia, que consiste no assentamento de tubos ligando o reservatório às residências. A previsão do governo do estado é inaugurar estas obras em novembro deste ano.

Ainda em Luís Correia, nas comunidades de Macapá e Maramar, cerca de 70% dos reservatórios estão sendo instalados, o que corresponde à capacidade de 50 m³ ou 50 mil litros de água tratada que chega às famílias destas comunidades.

A adutora do litoral é considerada um dos empreendimentos mais importantes para a região litorânea do estado e está sendo realizada pela Agespisa e pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), sendo este responsável pela segunda etapa. Quando concluído, o sistema vai garantir o abastecimento de água nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, beneficiando cerca de 200 mil habitantes. Além disso, também vai garantir mais infraestrutura para o desenvolvimento da região, considerando o aumento da população, a intensificação do turismo, a abertura de novos empreendimentos comerciais, dentre outras situações.

Ao todo, serão cerca de 82,44 km de extensão, 04 elevatórias, 15 unidades de reservatórios e 1 unidade reservatório pulmão, localizado no bairro Pindorama, com capacidade de 3.540m3 de água tratada, pronta para consumo da população.

“Significa que iremos acrescentar ao sistema destes quatro municípios, mais de 6 milhões de litros cúbicos de água. Além disso, serão feitas mais duas mil novas ligações. Com esta reserva, vamos garantir água tanto para as novas ligações que estão sendo feitas, quanto para as já existentes. Esse é o principal ponto do empreendimento: a garantia do abastecimento de água para o litoral piauiense”, pontua Leonardo Sobral, diretor-geral do IDEPI.

Os recursos a serem investidos na obra são da ordem de R$ 53 milhões, provenientes do PRO Piauí, o maior programa de investimentos do governo e tem como áreas prioritárias de atuação, a saúde, educação, segurança, infraestrutura e mobilidade. Segundo Rafael Fonteles, todos os 224 municípios piauienses serão contemplados com obras do Programa.

CARACTERÍSTICAS DA OBRA:

A obra completa consiste na instalação de uma unidade de elevatória em Ilha Grande, uma estação elevatória em Camurupim, uma estação elevatória em Coqueiro, cujas obras já estão com 70% concluídas, e uma estação elevatória em Luís Correia.

A rede de distribuição no povoado Carnaubal já está totalmente concluída e segue em andamento nas localidades Macapá e Maramar, cujas obras estão com 70% concluídas.

Ainda fazem parte da obra 14 unidades de reservatórios em Coqueiro e Barra Grande, tendo sido instalados 08 unidades. Os 06 reservatórios restantes serão instalados nas localidades Camurupim (02) e nos municípios de Cajueiro da Praia (03) e povoado Sobradinho (01).

Em Coqueiro/Barra Grande, das 15 unidades de TAU (Tanque alimentador unidirecional), já foram executadas 14. O TAU é um componente da adutora que equilibra a pressão da água para que ela possa percorrer todo o sistema adutor. Em Ilha Grande também serão instalados 02 reservatórios e mais duas unidade de TAU.

Comentários