Pacientes renais do Piauí já estão imunizados com a segunda dose

Cerca de 2.900 pessoas passam por tratamento de hemodiálise no Estado e estavam expostas ao risco de contrair Covid-19
Os pacientes renais crônicos do Piauí já foram imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Segundo dados da Associação de Pacientes Renais Crônicos do Piauí, são 2.900 pacientes no Estado. Aqueles que são transplantados renais já tomaram a primeira dose da vacina. A vacinação para pessoas que passam por tratamento de hemodiálise foi possível após a aprovação em Comissão Intergestora Bipartite(CIB).

Para o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, é sabido do risco a que esses pacientes são expostos tendo que ir às clínicas fazer as sessões de hemodiálise pelo menos três vezes por semana. “Fizemos uma parceria com as secretarias municipais de saúde, responsáveis pelo processo de vacinação, para que a aplicação das doses fosse feita nas clínicas de hemodiálise, onde cada paciente faz seu tratamento”, afirma Florentino.

A vice-presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, Jocélia Ciríaco, explica que os pacientes que estão em programa de hemodiálise ou diálise peritoneal já tomaram as duas doses. “Apenas os transplantados renais tomaram a primeira dose e estão agendados para a segunda. A logística de vacinação dos pacientes foi bem eficiente”, explica.

No Piauí, seis cidades contam com esse tipo de tratamento de terapia renal substitutiva em onze clínicas de hemodiálise: Teresina, Campo Maior, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano.

Comentários