Live discute políticas públicas para produção orgânica no Piauí

O evento fez parte da programação da Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF-PI) realizou o webnário Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica, pelo canal do YouTube, na noite dessa quarta-feira (21). A transmissão foi realizada em parceria com a TV Nestante e teve como objetivo debater sobre o fomento da produção agroecológica e orgânica no estado do Piauí.

O evento contou com a participação da secretária de Agricultura Familiar Patrícia Vasconcelos; da superintendente Liz Meireles; da coordenadora da Comissão de Produção Orgânica do Piauí (CPOrg/PI) Iranilza Azevedo e do auditor fiscal federal agropecuário da Coordenação de Produção de Orgânica do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) Luciano Valadares, . Após cada exposição, os participantes puderam deixar comentários e fazer perguntas para os convidados.

Na ocasião, foram debatidas ações como a 17° Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, que tem como tema “Alimento Orgânico: Sabor e Saúde em sua Vida”, além da integração dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Estadual, pelo Ministério da Agricultura e pela Comissão do Orgânico.

“A live foi um verdadeiro sucesso. A ideia é que, de forma integrada, possamos defender a produção orgânica, ou seja, de forma harmônica com a natureza, sem descuidar da geração de renda e da inclusão social para os produtores e produtoras. O alimento orgânico é uma ótima opção para aqueles que desejam uma alimentação saudável e nutritiva”, conta Patrícia Vasconcelos.

O produto orgânico é aquele que, seja in natura ou processado, é obtido sem o uso de defensivos de origem química e de forma não prejudicial ao ecossistema local. A produção de alimentos orgânicos cresceu 30% em 2020, segundo dados da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis). Esse aumento de produção, consumo e procura por alimentos cultivados e processados de forma mais sustentável movimentou cerca de R$ 5,8 bilhões no mercado nacional.

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