Novo sistema de vistoria trará mais segurança na compra e venda de veículos no Piauí

Vistoria para primeiro emplacamento de veículos ainda continuará sendo realizado pelo Detran-PI

Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) informa a todos que, a partir do dia 24 de junho, será implementado um novo sistema de vistoria eletrônica nos atendimentos e serviços de licenciamento e registro de veículos por meio de Empresas Credenciadas de Vistorias Veicular (ECVs). Este novo procedimento trará mais segurança na compra e venda de carros e motos. A vistoria para primeiro emplacamento de veículos ainda continuará sendo realizado pelo Detran.

O Detran está seguindo os parâmetros determinados pela portaria Detran Nº 147/2021 e da resolução do Contran de Nº 466/2013, que estabelece que os procedimentos para o exercício da atividade de vistoria de identificação veicular devem ser realizada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, ou por pessoa jurídica de direito público ou privado.

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório para a realização da Transferência de Propriedade do Veículo, Transferência de Jurisdição, Alteração de característica, Emissão da nova placa Mercosul e quaisquer outros serviços que necessitem da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Os agendamentos realizados pelos usuários para os procedimentos de veículos e que necessitem de vistorias, serão realizado até o dia 23 de junho de 2021 e, a partir do dia 24 de junho, serão realizados exclusivamente pelas empresas que estão listadas por cidades em nosso site oficial do Detran-PI pelo www.detran.pi.gov.br , na aba “Vistoria Veicular”.

“Quando há a transferência do veículo, por meio do documento eletrônico (DUT), a comunicação é feita em cartório via on-line ao Detran. Isso gera mais agilidade e segurança porque impede fraudes”, afirma o diretor-geral do Detran, Garcia Guedes. “Tanto comprador quanto vendedor poderão fazer um negócio com mais segurança”, frisa.

Atualmente, os veículos usados e comercializados no Piauí são vistoriados apenas com a extração do decalque das marcações do chassi, mas sujeito a muitas falhas devido a fraudes cada vez mais complexas usadas por grupos criminosos para adulteração do chassi em veículos roubados. Outra vantagem que a nova vistoria eletrônica trará é que, por ser mais rigorosa, ficará mais atenta a itens de segurança do veículo, que precisam estar em bom estado, como pneus, vidros, a placa, cintos de segurança, estepe, freios, faróis, entre outros. (CCom/Governo do Piauí) 

 

Comentários