HGV realizará mutirão para cirurgias de escoliose em crianças e adolescentes

Nos dias 13 e 14 de junho serão selecionados cerca de 30 crianças e adolescentes com até 18 anos que têm indicação médica para realizar a cirurgia
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizará em Teresina um mutirão para realizar cirurgias de escoliose em crianças e adolescentes. A ação faz parte do projeto Mude a Curva, um movimento filantrópico conduzido pela empresa americana Brazilian Spine Study Group (BSSG), com o apoio da NuVasive, empresa de dispositivos médicos, e participação de profissionais voluntários, dentre ortopedistas, anestesistas e eletrofisiologistas.  O projeto tem como objetivo operar crianças carentes da fila do SUS com deformidades vertebrais.

Nos dias 13 e 14 de junho serão selecionados cerca de 30 crianças e adolescentes com até 18 anos que têm indicação médica para realizar a cirurgia. Serão levados em conta na seletiva o tempo de espera, a gravidade da doença e a urgência na necessidade do tratamento. Aqueles que são do interior do estado e possuem a comprovação médica de que precisam operar podem se dirigir ao ambulatório do HGV para participar da seletiva.

As cirurgias serão realizadas de 13 a 16 de agosto. As das crianças vão ser no Hospital Infantil e dos adolescentes no HGV. As empresas americanas farão a doação dos instrumentos, que são de alto valor, para a realização da cirurgia.

O projeto contará com uma estrutura de três salas de ambulatório para seleção e avaliação prévia dos pacientes; três salas de ambulatório para reavaliação dos pacientes pré-selecionados e formação do mapa cirúrgico; 24 leitos de internação; cinco leitos de UTI; três salas cirúrgicas, durante quatro dias em período integral.

O diretor do HGV, Osvaldo Mendes, chama a atenção para a importância do tratamento precoce. “Junho é um mês para conscientizar a população sobre a necessidade do tratamento precoce. Quando isso acontece cerca de 60% de cirurgias para escoliose são evitadas. As pessoas que possuem essa deformidade vertebral têm dificuldades em praticar esportes, em respirar e sentem dores constantes, portanto o diagnóstico e tratamento precoce é importante para impedir tais problemas na vida adulta”, afirmou o gestor.

Comentários