Seduc estimula qualificação de professores do Estado em cursos de mestrado e doutorado

Os professores realizarão seus cursos dentro e fora do Piauí, recebendo incentivos do Governo do Estado
Trinta e quatro professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão sendo beneficiados com o afastamento para Mestrado e Doutorado, no primeiro semestre de 2021. Nesta quarta-feira (5), os docentes realizaram a assinatura simbólica do Termo de Compromisso, durante sessão virtual. A Seduc, por meio do Setor de Afastamento para Estudos Stricto Sensu e a Comissão de Seleção do Edital GSE/ADM Nº 001/2021, realizou a seleção relativa ao primeiro semestre desse ano, com previsão de nova seleção no segundo semestre. Os professores realizarão seus cursos dentro e fora do Piauí, recebendo incentivos do Governo do Estado como a conversão de seus salários em bolsas de estudos.

A diretora da Unidade Técnica do Chão da Escola (Utece), Elenice Nery, abriu a cerimônia reafirmando que a política de formação da Seduc vem qualificando os profissionais da rede, elevando a qualidade do ensino. “É um momento importante, essa oportunidade que a Seduc nos concede. A pós-graduação stricto sensu tem a capacidade de ampliar e aprimorar a prática docente, proporcionando o ensino de mais qualidade. O Piauí tem se destacado no âmbito da pesquisa. Desejamos que todos desenvolvam com muita tranquilidade a pesquisa e traga o melhor para nosso Estado. Mesmo em tempo tão difícil, ninguém mediu esforços, participando de um processo árduo e uma caminhada longa, mas a pesquisa é o propósito, e que juntos seja mais leve. Aguardamos cada um no retorno, trazendo inovações, compartilhando as conquistas e novidades do saber”, discursou.

Representando os 24 professores que se afastam para mestrado e os dez professores que se afastam para doutorado, a professora Franciane Sousa realizou a assinatura simbólica do termo de compromisso e proferiu suas palavras de agradecimento. “Podemos resumir esse momento em duas palavras: foco e conquista. A cada etapa de seleção, muitos obstáculos foram ultrapassados, mas fazer pesquisa é assim mesmo. Hoje, o afastamento é um ato de conquista e mais do que nunca, quando retornarmos, que possamos dar nossa contribuição no chão de nossas escolas”, declarou.

O superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, representou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, no evento e reafirmou o apoio que o Governo do Piauí dá à formação continuada dos profissionais de educação. “Nunca esqueçam que a formação está vinculada à necessidade de transformar vidas, as vidas dos nossos alunos. Por isso, peço que todos tragam nessa jornada algo que é de suma importância para nós, a reconstrução da ciência. A pesquisa transforma, faz com que o conhecimento se expanda na sociedade e seus efeitos têm que ser em prol de todos, em uma transformação para melhor”, concluiu.

Anualmente, o edital é lançado para profissionais da Educação concorrerem ao afastamento para mestrado e doutorado, a fim de que desenvolvam ações e estratégias formativas para, ao retornar dos estudos, possam prestar assessoria à Seduc ou às escolas pertencentes à rede pública estadual de ensino, quando solicitado, com relação a assuntos pertinentes ao curso para o qual foi concedido o afastamento.

Comentários