Colégio de Procuradores de Justiça empossa Antônio de Moura Júnior no cargo de procurador de Justiça

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí realizou na tarde desta terça-feira, 04 de maio, solenidade de posse do promotor de Justiça Antônio de Moura Júnior, no cargo de Procurador de Justiça. O membro do Ministério Público após promoção, pelo critério de antiguidade, passa a ser o titular da 1ª Procuradoria de Justiça, vinculada ao Núcleo Criminal. A cerimônia aconteceu de forma virtual com transmissão ao vivo no canal oficial do MPPI no YouTube.

Antes do início da cerimônia, foi feito um minuto de silêncio em memória às vítimas da Covid-19. Os trabalhos da sessão solene foram abertos oficialmente pela presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura. Logo em seguida, os participantes da solenidade acompanharam a execução dos Hinos do Piauí e do Ministério Público Estadual. Depois, os participantes acompanharam a leitura de currículo do promotor de Justiça Antônio de Moura Júnior.

O mais novo procurador de Justiça do MPPI é natural da cidade Pio IX, município que fica a 447 km da capital. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí e ingressou nos quadros do Ministério Público Estadual em 1983, após aprovação em concurso. Já foi titular das Promotorias de Justiça de Pimenteiras, de Uruçuí, de Oeiras e de Teresina, além de responder por outras Promotorias ao longo de sua trajetória. Foi Sub-Coordenador do Decon/PI em 1987. Exerceu por diversas vezes a Coordenadoria das Promotorias de Justiça Cíveis de Teresina e também foi suplente junto à Corregedoria do MP. Atualmente, respondia pela 27ª Promotoria de Justiça de Teresina.

Na sequência dos atos protocolares, a procuradora de Justiça Catarina Gadêlha Malta de Moura Rufino fez a leitura do termo de posse e compromisso do procurador de Justiça empossando. O documento foi assinado simbólica e virtualmente pelo promotor Antônio de Moura Júnior e pela presidente do Colégio. O último rito de posse cumprido consistiu no juramento prestado pelo promotor de Justiça Antônio de Moura Júnior.

A mensagem de acolhida ao novo integrante do Colégio foi proferida pelo procurador de Justiça Antônio de Pádua Ferreira Linhares, decano do colegiado.

Depois, Antônio de Moura Júnior foi saudado pelos procuradores de Justiça Luís Francisco Ribeiro, corregedor-geral do MPPI; Hugo de Sousa Cardoso, presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, e Alípio de Santana Ribeiro.

Em continuidade aos pronunciamentos falaram o representante do governo do Estado, o diretor da Unidade de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Governo, Jean Paulo Modesto Alves, e o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, José Ribamar Oliveira. Ambos desejaram sucesso ao procurador Antônio de Moura Júnior no novo cargo assumido.

Em sua fala, o novo procurador afirmou sentir-se desafiado com as novas atribuições, mas com o desejo de continuar a contribuir para o fortalecimento da instituição ministerial. “Quero agradecer os votos e as elogiosas palavras recebidas pelos colegas. É com grande satisfação que tomo posse no cargo de procurador de Justiça do Piauí, e o faço com o mesmo entusiasmo de sempre tendo por certo que será desafiador nossa missão. Obrigado a todos”, disse.

Finalizando os discursos do evento, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, destacou a importância do Colégio de Procuradores de Justiça para o Ministério Público. Ela ainda lembrou a memória do procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira, falecido do ano passado, ressaltando o seu espírito de liderança e amor pela instituição.

“Ao tempo em que honramos sua memória, expressando gratidão pelos numerosos exemplos de vida, acolhemos com alegria o novo titular da Procuradoria, com a certeza de que o Colégio de Procuradores de Justiça recebe hoje um membro digno, competente e dedicado, que muito contribuirá para nosso êxito enquanto grupo. Que sigamos trabalhando juntos e unidos, na construção da sociedade que queremos para os cidadãos e as cidadãs piauienses”, afirmou a PGJ.

Comentários