PRO Educação irá alfabetizar 200 mil pessoas que receberão incentivo financeiro em todo o Piauí

Além de serem alfabetizados, o programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA Piauí) irá conceder um incentivo financeiro de R$ 400 para os beneficiados. O projeto de lei será enviado ainda esse mês para a Assembleia Legislativa

Foto: Secom/Pi
O secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, nesta terça-feira (6), que o Governo do Estado enviará, ainda esse mês, um projeto de lei à Assembleia Legislativa que visa alfabetizar 200 mil pessoas em todo o Estado.

“Dentro do PRO Piauí Educação, será lançado, ainda nesse mês de abril, o maior programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos da nossa história. Serão credenciadas instituições para atuarem nos 224 municípios do Estado com a meta de alfabetizar 200 mil pessoas ao longo dos anos de 2021 e 2022. Além do programa de alfabetização, será oferecido um incentivo financeiro para as pessoas que buscarem essa alfabetização, no valor de R$ 400. É importante ressaltar que esse incentivo financeiro veio num momento especial, que é esse momento da pandemia que gerou efeitos socioeconômicos muito graves na nossa sociedade”, ressalta Rafael Fonteles.

O coordenador do PRO Piauí ainda garante que haverá todo incentivo do Governo do Estado para que essas pessoas, mesmo pós-alfabetizadas, continuem na rede de educação de jovens e adultos, aumentando seu nível de escolaridade e tendo mais condições de prosperar na sociedade.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, disse que o programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos será encaminhado o mais rápido possível para a Assembleia Legislativa e, logo depois, serão publicados os editais de credenciamento. “Devemos enviar o projeto de lei para que o programa seja transformado em uma política regulamentada pela Assembleia Legislativa. Na sequência, serão publicados os editados de credenciamento das entidades que vão oferecer os cursos de alfabetização. Serão milhares de pessoas alfabetizadas por esse programa. Mesmo durante a pandemia, a educação segue ativa no Estado do Piauí”, ressalta Ellen Gera.

Comentários