Com 95% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva ocupados, o Hospital Getulio Vargas se prepara para abrir mais 10 leitos na próxima semana
Com 95% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) se prepara para abrir mais 10 leitos na próxima semana. Com a ampliação, o hospital vai contar com 90 leitos de UTI, sendo 70 somente para paciente com Covid-19. O HGV já atendeu quase mil pacientes com o novo coronavírus.
“Analisando os dados do estado e da capital, observamos um crescimento muito grande de pacientes graves necessitando de terapia intensiva. Diante desse contexto, nós resolvemos abrir mais 10 leitos de UTI Covid e abastecer o estoque de oxigênio e medicamentos. Ficaremos com 70 leitos de UTI Covid e 20 não Covid. Já estamos com a UTI praticamente montada, até o fim de semana, concluiremos tudo”, explica o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes.
Segundo o gestor, mais importante que abrir leitos é manter as medidas restritivas e o isolamento social. “A abertura de novos leitos é importante e salva vidas, mas o mais importante é que as pessoas se cuidem, com a adoção de medidas preventivas como praticar o isolamento social, uso de máscara e álcool em gel para evitar a doença e não colapsar o sistema de saúde”, destaca o diretor.
Mesmo com essa ampliação, o presidente da Fepiserh, órgão que gerencia o HGV, Ítalo Rodrigues, alerta para a importância do respeito às medidas restritivas e do distanciamento social para diminuir a taxa de transmissão do vírus, cada vez mais crescente. “Com esse esforço, vamos aumentar os leitos de UTI no estado. É a terceira ampliação em menos de um mês e, ainda assim, o sistema de saúde opera no limite. Isso significa que só abrir leitos não vai conter a pandemia, é preciso manter os cuidados preventivos para evitar a disseminação do vírus”, destacou o gestor.
Comentários
Postar um comentário