MPPI e Polícias Civil e Militar realizam fiscalização do concurso público da Prefeitura de Altos

O Ministério Público do Piauí, por meio do promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças, realizou no último domingo, dia 26, a primeira fase de fiscalização da aplicação das provas do concurso da Prefeitura de Altos. A ação ocorreu em parceria com as Polícias Civil e Militar, que destinaram efetivo para visitar os locais de aplicação das provas. O trabalho será realizado novamente no próximo domingo, dia 2 de setembro, quando os candidatos aos cargos de nível médio serão submetidos aos exames. 

O MPPI, por meio do procedimento administrativo 06/2018, tem acompanhado todo o andamento do concurso, desde a sua origem até a publicação do edital, com várias reuniões realizadas e recomendações direcionadas ao Instituto responsável pela elaboração e aplicação do certame. “Nós, agora, estamos acompanhando a fase de provas, e posteriormente, vamos fazer, se houver denúncias, a verificação da correção dos gabaritos. Nesse sentido, acionamos a direção geral da Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Comissão de Combate à corrupção do CNMP-Conselho Nacional do Ministério Público e vamos acionar ainda o MPMG-Ministério Público de Minas Gerais, para pedir apoio ao instituto de criminalística mineiro, e também, a própria Polícia Civil do Piauí, se for necessário, para averiguação posterior de potenciais fraudes de gabaritos”, enfatizou o promotor Paulo Rubens.

Segundo o membro do Ministério Público do Piauí, foi pedido ainda, apoio ao Ministério da Justiça no desenvolvimento de novas ferramentas no combate a fraudes em concursos públicos. 

Durante a aplicação das provas no último domingo, os policiais fizeram abordagens nos veículos nas proximidades dos locais de prova para evitar o uso do ponto eletrônico, e também foram feitas verificações nos banheiros das unidades escolares onde ocorreu aplicação de provas. Todos os locais de aplicação foram vistoriados para constatar se estavam dentro dos parâmetros previstos no edital.

O número de telefone para encaminhamento de manifestações via WhatsApp é o do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP): (86) 99415 3890. Já as denúncias por e-mail devem ser enviadas para segunda.pj.altos@mppi.mp.br. Com informações do MPPI.

Comentários