Fórum de Governadores discute cronograma de entrega do IFA com embaixador da China

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participou, nesta quinta-feira (20), de reunião on-line entre o Fórum de Nacional de Governadores e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. O encontro teve como objetivo discutir o cronograma de entrega de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para fabricação de vacinas em solo brasileiro.

Na reunião, também foi tratada sobre a importação de doses de vacina . “Temos um respeito e uma gratidão pela China, em especial ao embaixador Yang Wanming. A reunião de hoje é uma busca de parcerias por mais vacinas para o Brasil e para o Piauí. Temos uma pauta em comum e vamos seguir ampliando nessa relação. Acertamos com o embaixador um trabalho conjunto para que tenhamos várias vacinas e um cronograma de entrega do IFA para garantir que até agosto possamos vacinar todo o grupo de maior risco no Brasil. Também veremos um encontro, na China, para tratarmos, além da vacina, sobre a relação bilateral”, disse Wellington Dias.

“Quero endossar sobretudo o que foi dito pelo governador Wellington Dias, sobre a previsão de mais 200 mil mortes. Já temos 440 mil mortos e se não tivermos mais vacinas a previsão é que cheguemos rapidamente ao 650 mil mortos no Brasil, a maior tragédia da história desse país e do continente latino americano. A China tem sido solidária e esta é uma questão humanitária, uma vacina pode salvar uma ou mais vidas. Portanto, faço aqui o apelo, precisamos dos insumos para a produção da vacina e precisamos da ajuda da China para que isso possa ser liberado imediatamente”, enfatizou o governador de São Paulo, João Dória.

Comentários