MPPI promove nova audiência para acompanhar o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Teresina e no Piauí

Durante a audiência, o MP deu continuidade ao que foi discutido nas audiências passadas

Foto: Reprodução 

Na manhã desta quarta-feira (09/06), o Ministério Público do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou a 18ª audiência na modalidade remota para acompanhar e debater o Plano de Imunização contra a Covid-19 na capital e no Piauí. O Promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª PJ, realiza as reuniões semanalmente.

A reunião também contou com a presença de outros integrantes do Ministério Público do Piauí, e de representantes do Tribunal de Contas do Piauí (TCE), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Comissão de Saúde da OAB, dos Conselhos de Classe da capital, dos Conselhos de Saúde do Estado e do Município, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (SINEPE), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Movimento Volta às Aulas Teresina e do Movimento Lactantes pela Vacina.

Durante a audiência, o MP deu continuidade ao que foi discutido nas audiências passadas. A primeira pauta discutida pelos participantes foi a imunização dos cuidadores de pessoas com deficiência e a necessidade da intensificação da campanha para incentivar a vacinação dessa população, pois o alcance ainda é baixo. Além disso, foi discutida a articulação da FMS com as associações que atendem às pessoas com deficiência para elaborar uma estratégia de vacinação. Os assuntos foram reforçados pela Promotora de Justiça Janaína Rose, da 33ª PJ de Teresina.

Em relação à educação, a Promotora de Justiça Flávia Gomes, atual representante da 38ª PJ de Teresina, relatou que acompanhantes terapêuticos e estagiários da educação que estão em contato com os alunos nas salas de aulas se enquadram como profissionais da educação, que é o grupo que está sendo imunizado na etapa atual. Representantes da educação na capital, como integrantes do CEE e SINEPE, reforçaram a pauta, que continuará sendo discutida em audiência na segunda (14/06).

Outro tópico da audiência, levantado por membros do Movimento Lactantes pela Vacina, foi a inclusão das lactantes no Plano de Vacinação Estadual, uma vez que a lei que inclui gestantes, puérperas e lactantes como prioridade na imunização foi aprovada pela Alepi e sancionada pelo governador. No entanto, a Sesapi ainda não repassou o quantitativo de doses para a FMS e representantes da saúde do Estado não estiveram presentes na reunião para prestar esclarecimentos.

Ao longo da reunião, também foi discutida a análise dos laudos utilizados na etapa de vacinação de pessoas com comorbidades; a necessidade da busca ativa das pessoas que ainda não tomaram a 2ª dose; e a possibilidade do agendamento na UBS para quem não tem internet. (MPPI) 

Comentários