Piauí Conectado levará banda larga para os 224 municípios do estado

Com a expansão, o projeto alcançará 100% de cobertura no estado, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população.

 

O Governo do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), está implantando a expansão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Piauí Conectado que levará acesso à internet banda larga para mais 123 municípios do estado, alcançando 12 mil quilômetros de rede de fibra óptica. Atualmente, a rede já está presente em 101 cidades, beneficiando cerca de 2,5 milhões de piauienses.

A lei 12.865 de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, diz no artigo 7º que “o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania”. A cobertura da PPP significa a viabilidade de serviços de telemedicina, telesegurança, tele-educação. Além disso, vai facilitar muitas ações do dia a dia como a realização de serviços bancários beneficiando a população e também o comércio, e aproximar as pessoas nesse contexto de isolamento social acarretado pela pandemia do novo coronavírus.

“A Piauí Conectado tem sido uma grande parceira no sentido de abrandar as dores causadas em decorrência da pandemia da Covid-19. As cidades contempladas no projeto demandam e dependem, para que vários serviços funcionem, de uma rede capaz de atender a várias frentes de atuação”, destaca a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura. 

Um dos grandes desafios enfrentados pelo Brasil no processo de inclusão digital é que muitas localidades têm problemas para ter uma rede adequada de internet. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as regiões nordeste e norte apresentam taxas de acesso de 52,3% e 54,3%, respectivamente. Esses indicadores são ainda menores nas áreas rurais. Além disso, 47% da população com condições econômicas mais reduzidas (classes D e E) têm somente conexão móvel com franquias de dados extremamente limitadas.

O diretor-presidente da concessionária SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, explica que a ampliação da cobertura de internet de qualidade colocou o Piauí na frente com relação aos demais estados da federação. “Em dois anos de implantação do nosso projeto, a cobertura de internet no Piauí cresceu 125%, um número bem acima da média brasileira que foi 22%”, destaca o gestor.

“A PPP não leva apenas o acesso à internet, mas também uma rede de qualidade. Um estudante que precisa acompanhar as aulas online, por exemplo, pode encontrar dificuldades em assistir aos vídeos com dados móveis de celular, e nesse contexto a banda larga gratuita ofertada pelo projeto Piauí Conectado vai fazer toda a diferença”, comenta Viviane Moura. (Governo do Piauí)

 

Comentários