Detentos piauienses conseguem aprovação no Enem

Reeducandos foram aprovados em cursos de humanas e exatas
A Secretaria de Estado da Justiça divulgou, nesta quinta-feira (22), o número de detentos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL 2020. Dos 475 reeducandos que realizaram a prova, 184 obtiveram médias necessárias para disputar vagas nas instituições de ensino médio e privado. Deste número, 5 foram aprovados em cursos como Engenharia Agrônoma, Ciências Sociais, Letras Português e Licenciatura em Física.

A coordenadora de ensino da Sejus, Jussyara Valente, explica que, em razão da pandemia da Covid-19, os reeducandos se prepararam através de revisões e atividades de forma remota. “Ofertamos todos os materiais necessários para que eles pudessem concorrer a essas vagas e não saírem prejudicados. Estamos muito felizes com o resultado. Mesmo diante de todo o cenário da pandemia, conseguimos fazer com que o exame acontecesse. Tivemos o maior número de inscrição, uma participação maior dos reeducandos e tivemos 5 aprovações em cursos bastante concorridos, inclusive, conseguimos aprovações em 2° e 3° lugar na Uespi”, disse.

A coordenadora ressalta que a prova do Enem PPL possui um grau de dificuldade semelhante ao do Enem Regular, e é uma oportunidade para os internos se inserirem no ensino superior. “Hoje, vemos que aumentou o interesse das pessoas privadas de liberdade em participar do Exame, não só em busca da remição de pena, mas, também, com objetivo de voltar a conquistar o seu espaço aqui fora, tendo consciência que, através da educação, as oportunidades irão surgir. Foi um resultado positivo em meio a tantos problemas, mas seguimos avançando. Acreditamos que o muro e as grades não são empecilhos para que a educação chegue até as pessoas privadas de liberdade”, finalizou.

Comentários