Piauí recebe recurso extra para o enfrentamento da COVID-19

A pactuação do recurso entre Estado e Municípios foi acordado pela Comissão Intergestora Bipartite
O presidente da APPM, Paulo César Morais, esteve em reunião com o governador Wellington Dias, na segunda-feira (15), para tratar sobre demandas dos municípios piauienses, em especial o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e o fortalecimento dos hospitais nos municípios.

Na oportunidade, o governador informou sobre a transferência de recursos financeiros ao Estado para o enfrentamento das demandas assistenciais emergencial da saúde. A pactuação do recurso entre Estado e Municípios foi acordado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), formada por representantes do Governo e Secretários de Saúde de alguns municípios e COSEMS/PI. A parte do recurso destinado aos municípios será distribuído com base na população, IDH e quantidade de casos da Covid-19 existentes em cada município, somando mais de R$ 9 milhões, enviado por parte do Governo Federal.

“Aproveito para alertar os gestores municipais em relação à necessidade da alimentação instantânea e uniforme dos sistemas de vacinação da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde, de modo que as informações sejam repassadas aos dois sistemas o mais rápido possível. Assim, evitamos desencontro e discordância de informações nos sistemas, o que poderá prejudicar o encaminhamento de novas vacinas ao Estado do Piauí. Também é importante reforçar a necessidade de vacinar a população tão logo a vacina chegue ao município”, explica Paulo César Morais.

Cofinanciamento da Saúde e HPPs
Durante o encontro, o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Paulo César Morais, reforçou a demanda municipalista sobre o pagamento dos repasses do Cofinanciamento da Saúde e Financiamento dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs).
 
“Solicitamos uma reunião conjunta entre a APPM, Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo e Secretaria de Fazenda para tratar sobre o assunto. O governador sinalizou que está aberto a realização da reunião, na qual a APPM já elabora parecer a favor da demanda municipalista”, afirma Paulo César Morais.

Comentários